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Jornada

Jornada de Motorista: Assim fica fácil cuidar de sua frota.

Relatório de Jornada de Motorista Automatizado

Jornada do Motorista

A Lei 12.619/12, que começou a valer a partir do dia 17 de junho de 2012 traz as seguintes principais mudanças e será aplicada a todos os motoristas, sejam autônomos ou empregados, que trabalham em rodovias, e vias públicas e urbanas, excluindo o motorista de zonas rurais. Jornada de trabalho e tempo de direção controlada, o motorista empregado deverá ter uma jornada diária de trabalho de 8 horas, com no máximo, 4 horas de direção ininterrupta, intervalos de descanso de 30 minutos e refeição mínimos de uma hora. Estes intervalos podem coincidir com a hora de refeição do motorista. Viagem com mais de uma semana de duração tem um descanso semanal de 36 horas, que poderá ser utilizado no retorno do motorista à base ou matriz da empresa.

Motorista profissional que trabalha em regime de revezamento deve ter repouso mínimo diário de 6 horas consecutivas fora do veículo em alojamento externo, ou na cabine com o veículo parado. O repouso diário do motorista poderá ser feito em cabine leito do veículo. Em caso de força maior, devidamente comprovado, a duração da jornada de trabalho do motorista profissional poderá ser elevada pelo tempo necessário para sair de uma situação extraordinária e chegar a um local seguro ou ao seu destino.

Caso aprovado em convenção ou acordo coletivo, poderá haver jornada de trabalho de 12 horas por 36 de descanso, em razão de especificidade ou sazonalidade.

Jornada

Tempo de Direção no Código de Trânsito: o motorista empregado ou autônomo não poderá dirigir por mais de 4 horas ininterruptas, devendo observar intervalo mínimo de 30min para descanso a cada 4 horas. Dentro do período de 24 horas, deve haver um intervalo de no mínimo 11 horas, podendo ser fracionada em 9h mais 2h. O início de uma viagem de mais de um dia só poderá ser feito após ter-se descansado 11 horas. É considerado início de viagem, a partida logo após o embarque e carga no caminhão. O motorista é responsável pelo controle do tempo de direção. Sendo que a forma deste controle ficará à critério da empresa transportadora no caso do motorista empregado.O condutor que não fizer o controle deste tempo de direção poderá ser autuado, com multa e retenção do veículo para que realize o descanso obrigatoriamente.


Desenvolvemos macros embarcadas no veículo, fazendo com que o motorista as envie de forma correta, com isso os relatórios que são chamados controle de jornada de motorista é jornada detalhada são preenchidos de forma correta.


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